Torra: Diferentes Tipos de Torra

A torrefação consiste em expor os grãos crus ao calor, soprando ar quente de uma máquina. É ter cuidado para chegar ao ponto perfeito (sem cozinhar, sem queimar, sem deixar cru). Exagerar nos cálculos de temperatura ou tempo, por exemplo, pode fazer com que o café perca todas as suas propriedades especiais.

  • Torra clara: sua torra é mais curta sendo assim preserva os sabores originais dos grãos, acidez pronunciada e aroma com suavidade do sabor, ameniza o amargor e o corpo. Essa torra conserva mais os óleos aromáticos (grãos secos), resultando em uma bebida mais acida e notas mais pronunciadas
  • Torra média clara: sua torra é moderada, tendo ponto de equilíbrio em várias características como acidez, amargor e aroma (xícara equilibrada) não deixa o café tão ácido nem tão doce muito parecido com o sabor do nosso café
  • Torra média escura: essa torra é um pouco mais longa que a média clara, se destaca notas mais intensas, corpo e doçura acentuada, sendo mais amargo e menos encorpado, o que pode ser confundido com café “mais forte” seus grãos são mais escuros e os óleos começam a emergir na bebida. Essa torra é ideal para cafés expresso.

 A torra é uma das etapas finais pode ser considerado marca registradas das marcas de café, pois ela determina a qualidade e o tipo de bebida final .A torra desenvolve sabor e o aroma do café se formando vários compostos que irão determinar as características do café.

CozinharTemperatura