Café Especial: Curiosidades que você talvez não saiba

 

O café é uma das bebidas mais apreciadas em todo o planeta e é produzido dos grãos de café, a semente do fruto do cafeeiro. O cafeeiro é uma espécie originária da Etiópia que se difundiu por todo o mundo. 

1. Plantio especial

As plantações de café exigem alguns cuidados para manter os grãos com a melhor aparência. São produzidos em áreas com altitude de pelo menos 800 metros e são colhidos somente quando o grão está totalmente maduro. Depois disso, o processo de secagem é feito com muita precisão.

2.Exportação

O Brasil é um importante produtor de cafés especiais. Porém, apenas seis estados cultivam o cereal, sendo Minas Gerais o maior produtor. Conforme os dados do Conselho dos Exportadores de Café (CeCafé), os maiores compradores do café brasileiro são Estados Unidos, Alemanha e Itália. 

3.A diferença entre as torras

A torra do café tem um efeito mais ou menos direto no sabor da bebida. Uma torra mais leve enfatiza a doçura, o aroma e o corpo do grão. O mais escuro traz notas amargas ao café – é uma questão de gosto! A torrefação do café não afeta a quantidade de cafeína nem o poder do café, apenas melhora certas propriedades.

4.Temperatura

O café tradicional não altera seu sabor mesmo com mudanças de temperatura. O café especial deve ser apreciado em três etapas: quente, morno e frio. Desta forma, podem ser determinadas alterações sutis no sabor devido ao resfriamento da bebida

5.Bebida mais consumida no mundo 

é uma bebida consumida por toda a parte do nosso planeta. Os sabores do café variam de acordo com a origem dos grãos, a variedade, como é cultivado, o pós-colheita, a torra, a moagem, entre outros fatores. Atualmente, mais de 40 países realizam o cultivo do café.

6.Faz bem para saúde

Quanto mais claros e perfeitos forem os grãos, mais nutrientes saudáveis ​​e antioxidantes eles contêm. Por isso, o café especial torna-se um excelente aliado para prevenir diabetes, doenças cardiovascular.

7.Efeito da cafeína

O efeito da cafeína dura até seis horas no corpo humano. Porém, é melhor deixar pequenas quantidades da substância do que tomar uma dose grande de uma só vez. Um gole a cada dez minutos é suficiente para ficar acordado!

8.Preparação

Faça sempre o café com água filtrada ou mineral. A água da torneira contém muito cloro, o que pode alterar o sabor da bebida. Também não é necessário ferver a água, pois a alta temperatura pode prejudica a qualidade do café preparado.

9.Conservar

Para preservar as propriedades do café especial, mantenha-o bem embalado, em ambiente seco, fresco e protegido da luz solar. 

Tomar uma xícara de café pode representar muitas coisas é sinônimo de socialização, união, representar prazer, trazer memorias afetivas. Vai muito além da xicara  

 

 

BrasilTorra