O gosto é um sentido que facilmente nos enganar. Fatores como ambiente, música, companhia e até a cor da xícara podem confundir tanto a mente destreinada quanto a experiente.
Para evitar essas situações e conseguir detectar nuances e sabores sutis, você precisa usar esses sentidos e aumentar sua consciência.
Quer aprender como desenvolver seu paladar? Então continue lendo esse post que vou te mostrar algumas dicas de como dominar esse sabor!
O QUE É TER UM ``BOM`` PALADAR?
O paladar é um dos cinco sentidos humanos e por isso é muito importante no nosso dia a dia. Estes aspectos, intimamente relacionados com o paladar e a gastronomia, vão mais longe. Isso é causado por uma reação química causada por partículas na língua chamadas papilas gustativas. Essas partículas podem reconhecer e distinguir quatro sabores: azedo, amargo, doce e salgado. Assim, após a identificação, as papilas gustativas enviam essa percepção ao cérebro, que então associa essa sensação ao prazer ou ao desagrado.
Dependendo de onde estão localizadas as suas papilas gustativas, certos sabores podem ser mais ou menos intensos. Por exemplo, um sabor amargo na parte superior da língua é mais bem percebido nessa área, enquanto um sabor doce na ponta da língua é mais percebido naquela área.
No entanto, para ter um “bom” sentido do paladar, é necessário ter apreciação do paladar, bem como sensibilidade ao paladar. Segundo especialistas, a diferença entre esses dois termos é muito simples, e o primeiro termo é percebido apenas pelas papilas degustativas.
Sabor é uma combinação de paladar e olfato, outro sentido muito importante na degustação. Um “bom” paladar significa, portanto, um sentido aprimorado do tato e a capacidade de reconhecer todas as nuances do sabor de um alimento ou bebida.
COMO DEGUSTAR?
Para saborear e identificar todas as notas sensoriais do café é preciso desenvolver e aprender a focar em cada sensação do que vivenciamos: a língua e as narinas. Há uma lista de etapas que as pessoas que estão apenas começando a desenvolver suas papilas gustativas devem seguir. Confira!
Analisar a aparência
Comece analisando o formato da sua bebida. Você pode descobrir vários aspectos dos grãos de café apenas observando os resultados na xícara. Verificar a torra se está escuro ou claro. Outra possibilidade é analisar o método de fabricação utilizado baseado apenas na aparência da bebida. Se você conseguir determinar a presença de óleo de grão, poderá usar um método rápido que não retenha essa característica.
Olfato
O maior curinga quando o assunto é paladar é o olfato. Pessoas com sentidos muito aguçados às vezes conseguem detectar mais sinais sensoriais simplesmente usando o nariz do que saboreando uma bebida. Para “cheirar” o café, primeiro coloque a xícara perto do nariz e inspire lentamente. Uma dica importante é focar em detectar o cheiro da substância negra em vez de inspirar todo o ar de uma vez. Concentre-se nas suas memórias de cheiros diferentes e tente associá-los ao que você sente. Repita esse processo até conseguir identificar todas as nuances.
Sabor
O sabor é outro elemento importante do bom gosto. Depois de provar o aroma do café, você deve provar a bebida de forma consciente. Ou seja, deve-se tentar determinar um sabor conhecido a partir da memória gustativa. Comece com gosto. É azedo, amargo ou doce? Se sim, explore mais esse sentimento. Se há acidez, de onde ela vem? Pode ser limão ou laranja ou até vinagre. Isso o ajudará a entender melhor o sabor do café de alta qualidade.
FIQUE CALMO
Assim como Roma não foi construída em um dia, não se precipite em julgar seus gostos. A arte emocional deve ser vivenciada com calma, no seu ritmo e em um ambiente confortável. Além disso, não espere se tornar um provador imediatamente. Você tem que treinar sua mente para passar pelo processo. A primeira degustação será uma experiência nova para suas papilas gustativas e, com o tempo, você ganhará mais experiência e se tornará mais rápido nisso.
O SEGREDO É AS LEBRANÇAS SENSORIAIS
Depois que você aprender a se concentrar na língua e nos sentidos, isso poderá ajudá-lo a desenvolver uma vasta biblioteca sensorial. O segredo é provar tudo o que encontra com a mesma curiosidade de quem quer aprender a saborear bem o café.
Uma das dicas é ficar atento ao estímulo da laranja na língua, associá-la a outras frutas conhecidas e claro prestar atenção em todos os aspectos desse alimento como cor, textura, aroma etc. Tudo isso pode ajudá-lo a colocar essa experiência em sua cabeça. O próximo passo é entender que nem todos os cafés são criados iguais e aprender como compará-lo a outros cafés pretos oferecidos para mostrar diferenças em doçura, acidez, amargor, corpo e outras características. Trata-se de aprender por comparação e, na minha opinião, é um atalho para identificar características e falhas.
NUNCA PARE DE TREINAR!
Por último, fica a dica: continue treinando seu paladar todos os dias. Prove frutas, sinta aroma de flores, deguste sobremesas, deguste todos os cafés possíveis e aí, como em um passe de mágica, depois de pelo menos um ano, você vai se sentir apto para julgar um pretão com propriedade.
Que tal começar essa jornada com o melhor café? Clique no link abaixo e confira todos os principais grãos especiais da Torra 75!