O RECIPIENTE INTERFERE NO SABOR DO CAFÉ?
Um estudo conduzido pela Perfect Daily Grind em colaboração com a Science Direct descobriu que a aparência visual pode sim, na verdade, desencadear impressões sensoriais, como cheiro e paladar.
Os resultados do experimento mostraram que ao tomar café em xícara inclinada, a percepção do amargor foi 27% maior, e ao tomar café em xícara redonda, a percepção de doçura foi 18% maior.
O material utilizado também está inteiramente ligado com o sabor e temperatura do café.
Isso porque existem diversos tipos de embalagens no mercado e cada uma possui características únicas em termos de preservação do sabor e manutenção das bebidas quentes. Cerâmica, metal, porcelana, vidro... O material da sua caneca tem um grande impacto no resultado. Por isso, é muito importante conhecer o melhor tipo de embalagem para encantar seus clientes, amigos e familiares.
RECIPIENTES MAIS COMUNS
Agora que você já sabe como o material pode interferir no sabor do café, confira agora quais são os recipientes mais comuns e evite erros:
Porcelana
As canecas de porcelana são as canecas mais utilizadas atualmente elas possuem diversos modelos e, principalmente, mantêm as bebidas quentes por mais tempo. As xicaras de porcelana são, em última análise, mais recomendados em cafés porque retêm mais calor. Isso permite que os clientes desfrutem do seu café com mais tranquilidade.
Vidro
Ao contrário da porcelana, o vidro é um material que retém calor por um curto período. Porém, fornece uma visão geral da bebida e proporciona elaboração. Na hora de escolher um copo, xícara ou caneca de vidro, o melhor é investir em um com fundo em formato de funil. Isso torna o café com aparência mais uniforme e mais cremoso.
Cerâmica
Os recipientes de cerâmica são mais duráveis que outros materiais e possuem uma textura mais perceptível. Porém, apesar de a temperatura da bebida ser mantida por mais tempo, esse material é utilizado principalmente para uso doméstico.
MATERIAIS QUE DEVEM SER EVITADOS NA HORA DE SERVIR O CAFÉ
Para maior clareza, destacaremos a seguir quais materiais não são recomendados para servir café devido a alterações de temperatura, sabor ou motivos de saúde. Existem no mercado recipientes feitos com esses materiais, mas é melhor entender seus aspectos negativos para não estragar o seu querido café.
Plástico
Embora o plástico seja durável, não é um material adequado para beber café. Além de alterar o sabor da bebida, ela também libera substâncias nocivas à saúde. Portanto, evite beber em copos ou recipientes plásticos, principalmente bebidas quentes.
Metal
Os metais são outra substância perigosa para a saúde devido às substâncias perigosas que contêm. É um recipiente que interfere no sabor do café e, além disso, não mantém a temperatura da bebida.
CUIDADOS NA PREPARAÇÃO DO CAFÉ
Entre os cuidados que você deve seguir para manter a qualidade do seu café, estão:
- Utilizar água filtrada para coar o café;
- Armazenar os grãos ou o pó em um local seco e arejado;
- Não adicionar açúcar no pó ou na água usada para o café;
- Servir o café no recipiente adequado para destacar seu sabor.
CONCLUSÃO
Viu como é fácil escolher bons recipientes para preservar e acentuar o sabor do café de maneira positiva? Com essas dicas, seu café nunca mais perderá o maravilhoso gosto que mereça ter!