Vai fazer café? 7 Erros que Você Não Pode Cometer

Fazer café faz parte do dia a dia da maioria dos brasileiros. Seja no início do dia ou à tarde, é comum gastar alguns minutos por dia preparando essa bebida que os brasileiros tanto amam. Um dos motivos é pela facilidade e praticidade de fazer café, cada um tem seu método!

Porém, mesmo com essa facilidade, ainda existem alguns erros muito comuns que podem comprometer o sabor e qualidade do seu café. Nesse post, a torra 75 selecionou 7 erros que você não pode cometer na hora de fazer o seu café especial. Confira!

 

Fazer café coado é uma atividade simples, mas alguns detalhes fazem toda a diferença, seja de forma positiva ou negativa. 

1 – NÃO DEIXE A ÁGUA FERVER

Para fazer café era comum ferver água e por muito tempo acreditou-se que essa era a forma correta de fazê-lo. Porém, hoje se sabe que a temperatura afeta o sabor de uma bebida. Por exemplo, a água fervida torna o café mais amargo.

A temperatura ideal recomendada é de 90°C a 96°C, que é atingida pouco antes de a água ferver.

2 – ERRAR AS PROPORÇÕES

Para fazer um café delicioso, a proporção entre café e água é o mais importante. A quantidade exata irá variar muito dependendo do tipo de pó que você usa e da preferência pessoal.   Recomendamos usar de 80 a 100 gramas por litro de água, ou em média 5 a 6 colheres de sopa. Essa proporção torna o café encorpado e permite apreciar melhor o sabor.

3 – COLOCAR AÇUCAR DIRETAMENTE NA ÁGUA

É verdade que muitas pessoas não conseguem tomar café sem açúcar, mas isso não significa que adicionar açúcar diretamente na água na hora de fazer o café seja uma boa opção. Pois pode alterar o sabor e a qualidade do café.

É importante lembrar que o consumo excessivo de açúcar pode contribuir para o desenvolvimento de obesidade, diabetes e outras doenças crônicas, principalmente em pessoas com fatores de risco cardiovascular. Experimente o café especial sem açúcar.

 

4 – ARMAZENAR O PÓ DE FORMA INADEQUADA

O pó de café deve ser armazenado em local fresco e seco, evitando luz solar direta e odores fortes. Uma dica é não refrigerar o café moído. Isso pode dar a impressão de que seu café está mais protegido e durará mais, mas o café pode absorver umidade e odores de alimentos e outros itens armazenados na geladeira.

 

5 – UTILIZAR PÓ VELHO

O café moído geralmente tem uma boa vida útil, especialmente se for bem cuidado e armazenado conforme mencionado acima. No entanto, à medida que o café envelhece, a sua qualidade, aroma e sabor deterioram-se. Portanto, para utilizar o café sem armazená-lo por muito tempo, é recomendável adquirir uma quantidade adequada.

6 – NÃO LIMPAR OS EQUIPAMENTOS

Não importa como você prepara seu café, os produtos que você utiliza como: filtros, máquinas de café, garrafas, devem estar sempre limpos. Se este produto não for limpo adequadamente, o sabor e o aroma do café podem mudar.

7 – NÃO REAQUEÇA O CAFÉ

Muitas vezes é normal que “sobre” um pouco do café da manhã ou da tarde, e muitos acabam optando por reaquecer o café em vez de fazer um novo. Porém, conforme o café vai esfriando, ele vai passando por um processo de oxidação, que altera o sabor e aroma. Então… já sabe né, nada de reaproveitar o café gelado!

 

Café com qualidade e sem erro? É na Torra 75!

Preparar o café da forma correta não é tão difícil, agora é só colocar em pratica as dicas que deixamos e fazer o seu café especial corretamente.
Acesse o site para conhecer os nossos cafés.

Experimente nossa linha de Cafés Especiais!

AguaBlogBrasileirosCaféCafé especialErroSabor