Os métodos coados são, provavelmente, os mais conhecidos no universo dos cafés. Afinal, para a maioria de nós, o preparo do tradicional cafezinho começa no filtro de pano! Mas a verdade é que preparar um café coado pode ser uma experiência interessante e inovadora. Cada vez mais, diferentes tipos de porta-filtros surgem no mercado, dando aos amantes de café e aos baristas novas e deliciosas experiências de consumo.
ORIGEM DA CHEMEX
A Chemex foi inventada em 1941 por um químico que queria preparar com perfeição o seu café. Seu material é semelhante aos utilizados em laboratórios para obter resistência a altas temperaturas. O formato do Chemex é semelhante ao de uma ampulheta, um objeto antigo que mede o tempo através do fluxo de areia.
O QUE É?
Nada mais é do que uma garrafa de vidro com um anel de madeira polida preso frouxamente por um anel de couro. As louças são confeccionadas com materiais que além de serem altamente resistentes a altas temperaturas, também não absorvem resíduos ou odores
O formato de ampulheta, que se estreita no meio, ajuda a manter a temperatura e atua como um filtro. A requintada coleira de madeira de duas peças bloqueia o calor do café, permitindo-lhe servir a sua bebida sem queimar as mãos.
Ao contrário de outros filtros, os filtros Chemex são feitos de papel grosso e redondo dobrado em quatro seções e preso a uma base. O resultado é uma tripla camada de papel em uma das faces, que absorve a oleosidade e torna o café produzido na sua cafeteira um dos cafés mais limpos e sem resíduos disponíveis.
COMO PREPARAR O CAFÉ NA CHEMEX?
Por ser um método de preparo, não há muitos segredos sobre as cafeteiras de vidro. Para evitar erros, preste atenção ao tamanho da moagem do seu café. A moagem do café deve ser um pouco mais grossa que o normal. O tamanho do grão varia de médio a médio grosso
Ela vem em quatro tamanhos: 3 xícaras, 4 xícaras, 6 xícaras e 8 xícaras. Escolha o tamanho que melhor se adapta a cada pessoa que você deseja servir, para não precisar prepará-lo mais de uma vez. A proporção recomendada para Chemex é de 21g por 300ml de água. Recomendamos usar uma balança para não errar nas quantidades!
- Para começar, pegue o café torra 75 e separe a quantidade necessária para o preparo. Se tiver um moedor em casa, opte por moer os grãos na hora; isso garante granulometria correta e frescor para seu café.
- Abra o filtro chemex coloque-o no seu chemex, garantindo que a porção de dobra tripla esteja virada para o bico de vazamento.
- Ferva a água até que atinja uma temperatura próxima a 93ºC. Se não tiver um termômetro, deixe que a água ferva até começar a borbulhar e desligue.
- Utilize a água recém fervida para escaldar o filtro. Essa atitude tira o gosto de papel, evita que ele absorva mais nutrientes e óleos do que o necessário e aquece a superfície em que o café ficará.
- Depois de jogar fora a água utilizada na etapa anterior, coloque o café no filtro e inicie a hidratação, colocando água até cobrir todo o pó.
- Em seguida, acrescente a água em movimentos circulares e baixos, deixando sempre um dedo de espaço livre para não derramar e evitando as paredes. Espere a água descer e repita o processo, molhando mais as partes mais escuras do pó, que estão menos saturadas com água.
- Quando o gotejamento parar, retire o filtro com cuidado e descarte. Segurando firme na alça de madeira gire lentamente o café extraído para homogeneizar a bebida. Sirva imediatamente e aproveite!
DICA
É importante limpar bem o recipiente após preparar a bebida. Para prolongar a vida útil, primeiro retire a parte de madeira e depois limpe o recipiente de vidro com água e sabão.