Café em Grãos: Como Escolher o Melhor

Depois de um tempo explorando o universo dos cafés especiais, você já deve ter se deparado com cafés moídos e em grãos. Com isso, fica a dúvida: qual deles é a melhor escolha? Afinal, muitas vezes estamos falando de dois “formatos” de um mesmo tipo de café. Quais são as vantagens e desvantagens de cada um?

POR QUE COMPRAR CAFÉ EM GRÃOS?

O café em grão está mais próximo do seu “estado bruto”. Em última análise, os grãos de café são embalados imediatamente após o processo de desgaseificação necessário após o processo de torra. Este processo tem influência decisiva nas propriedades finais da bebida. Isso ocorre porque o nível de torra de um determinado café realça ou oculta as características dos grãos selecionados.

EXPERIENCIA SENSORIAL

Na verdade, o café moído é mais prático. Para prepará-lo, basta um coador ou uma cafeteira. Porém, se você tem interesse em experimentar e adora explorar novos aromas e sabores, vai gostar ainda mais do processo de preparo com grãos de café.

Isso porque é necessário um moedor elétrico ou manual. Só então você poderá prepará-lo do jeito que mais gosta. Isso tornará único o aroma do café e a emoção do seu preparo.

MELHOR PUREZA

O café comprado no mercado já moído tende a oxidar mais rápido. Como resultado, o aroma e o sabor podem ser perdidos, especialmente se armazenados incorretamente.

Ao moer os grãos de café durante o preparo, garantimos o melhor frescor e você poderá desfrutar do aroma que só o café moído na hora tem. Em última análise, a ideia é moer apenas o que você precisa para uso imediato. Os grãos de café retêm melhor suas propriedades originais. Em outras palavras, pode melhorar não só o aroma, mas também o sabor. Por isso, preste sempre atenção na data de torra do café.

CAFÉ EM GRÃO É MELHOR QUE EM PÓ?

Mas afinal, faz sentido mesmo ter um moedor em casa? Não seria mais fácil comprar o pó e pronto? Bom, na verdade, muitas pessoas fazem isso pela praticidade, e não tem nada de errado com isso.

A Torra 75 acredita que café bom é a bebida que atende as suas necessidades. Contudo, se você moer o seu café na hora você terá a oportunidades de ter umas bebidas diferenciadas e explorar notas, nuances desse café especial.

Por isso vamos mostrar agora quais são os principais benefícios de ter esse item em casa e tirar suas dúvidas.

  • Se você comprar café em pó, ele já passou pelo processo de moagem. Você sabe o que isso significa? Alguns de seus melhores bens se foram e você não poderá desfrutar de nenhum deles.
  • O café feito com grãos de café moídos na hora tem sabor e aroma completamente diferentes. No dia em que você experimentar e se acostumar, não haverá volta.
  • O café é uma semente sensível ao oxigênio. Quando moído e armazenado por muito tempo, muitas de suas propriedades mudam, então você pode obter um resultado bem diferente do que esperava da sua bebida. Recomenda-se armazenar o café moído (após a moagem) em recipiente bem fechado para evitar a entrada de luz. Quanto menos luz solar recebe, melhor são mantidas as suas propriedades. O recipiente deve ser bem fechado para evitar que aromas de outros alimentos presentes no local de armazenamento entrem em contato com o café.
  • Usar um moedor em casa permite que você use o tamanho de granulometria correta para cada bebida. Por exemplo, quem faz café com prensa francesa ou Fresca costuma usar moagem grossa ou média. As pessoas que fazem café de filtro tradicional geralmente escolhem café de moagem média. Então, o quefazer se não tiver um moedor em casa?
  • Além de tudo isso, é muito importante saber de onde vem o seu café e os cuidados necessários para prepará-lo para sua xícara. Ao comprar café em mercados (tradicionais), você pode encontrar muito café de baixa qualidade ou torrado demais. Não é para quem quer tomar uma boa bebida, não é?

O QUE CONSIDERAR AO ESCOLHER CAFÉ EM GRÃO?

Quando for comprar o seu grão de café, é indicado prestar atenção a alguns detalhes.

Tipo de grão

A primeira recomendação é conferir o tipo de grão, que pode ser arábica ou robusta. Dê preferência aos grãos 100% arábica, por serem mais equilibrados e saborosos.

Embalagem

A embalagem deve estar bem conservada, sem rasgos nem furos. Prefira aquelas com válvulas desgaseificadoras, pois elas garantem melhor a conservação do seu café.

Aspecto do grão

Certifique-se de que o grão não está escuro demais, uma vez que isso pode resultar em uma bebida amarga. Caso não consiga visualizar os grãos, confira a cor de torra no rótulo.

Procedência

Outro fator relevante é verificar a origem do grão e o nome do produtor, a fim de saber a procedência do café. Os que contam com selo ou certificação são os mais confiáveis. 

Data de torra

Por fim, sempre observe a data de torra para saber se ela é nova ou velha. O motivo disso é que a qualidade sensorial dos grãos começa a diminuir à medida que o tempo passa.

 

Agora que você sabe dos benefícios do café em grão, que tal conhecer os cafés especiais da Torra 75? Eles trazem uma rica experiência sensorial a partir dos grãos, cheios de doçura e sabor, sem aditivos. Bom demais da conta!

Experimente nossa linha de Cafés Especiais!

BebidaBlogCaféCasaGrão