Diferença entre: Café Especial e Café Tradicional

Que o café é fundamental para a economia brasileira e está presente em praticamente todas as casas não é novidade. Nós somos os maiores produtores e exportadores de café do mundo. 

Do total da produção, quase 70% são exportados e o restante fica para consumo interno. Mas você sabia que do percentual que fica para o consumo interno, menos de 10% são de cafés especiais e os outros 90% são de cafés tradicionais? O que precisamos ter em mente é que a maior parte dos cafés especiais, os de verdadeira qualidade, são exportados e consumidos nos outros países. Enquanto nós, na maior parte, tendemos a ficar com um café de qualidade inferior. Engraçado este fato, pois o nosso café é um dos melhores do mundo. 

De acordo com a BSCA (Associação Brasileira de Cafés Especiais), o consumo de cafés especiais no Brasil cresceu de 10 a 15% em 2017. Por isso, é importante saber o que é o café tradicional e o que é o café especial, assim você não terá dúvidas na hora de adquirir o seu café. Além disso, de acordo com um levantamento feito pelo Rabobank, o consumo de cafés especiais no Brasil aumentou cinco vezes nos últimos oito anos. A estimativa é crescer mais 70% nos próximos três anos. Esses dados são muito positivos, pois mostram que as pessoas estão mais conscientes sobre a bebida.

 Abaixo trazemos alguns pontos importantes para que você entenda melhor a diferença entre os cafés especiais e os tradicionais. 

CAFÉ TRADICIONAL

A ABIC, Associação Brasileira da Indústria do Café, classifica o café tradicional como sendo o café do dia a dia, com qualidade recomendável, custo acessível e certificado por eles.  

Normalmente, a composição do café tradicional é composta por espécies Arábica (rica em aromas e óleos aromáticos), 30% de espécies Robusta e até 20% de defeitos PVA (preto, verde e queimado), ou seja, metade. Este café é composto por fileiras de sementes e defeitos que afetam diretamente a qualidade do café (aparência, cor, torra, bebida). Esse blend reduz a complexidade e a acidez do café e reduz custos. Até porque o café Robusta é menos valioso que o Arábica no mercado.

É aquele café preto, com uma torra muito acentuada, comumente chamado de café forte do Brasil e que já vem moído, bem fino. Ele é produzido em grande escala e, devido à matéria-prima utilizada, ele acaba tendo uma qualidade inferior à do café especial. Simplificando, o que chamamos de café tradicional são grãos de café moídos muito finos, excessivamente torrados, café preto ou café amargo. Este café pode consistir em grãos danificados e impurezas da planta do café.

Impurezas 

Como sabemos, o café tradicional tem um sabor mais amargo e intenso, de coloração escura, um preto forte. É um café produzido em grande escala e por conta da matéria prima e do processo de produção ele acaba tendo a qualidade inferior ao café especial. 

No final da década de 1980, a ABIC criou um certificado de autenticidade que garantia que a amostra (café) era composta apenas por grãos de café e nenhum outro aditivo alimentar como milho, soja, etc. Você pode estar se perguntando o que há em sua embalagem de café além dos grãos. Isso mesmo. As embalagens de café tradicionais não possuem a seleção perfeita de grãos.

Em outras palavras, existem grãos perfeitos e grãos imperfeitos que afetam o sabor do seu café. Porém, além desses grãos imperfeitos, algumas impurezas como galhos de cafeeiro, cascas de grãos e até insetos vêm das fazendas de café. Tudo isso afeta a qualidade, o sabor e o aroma do café. O que chamamos de café tradicional são grãos de café altamente torrados, de cor preta e sabor amargo.

Além dos grãos de café desejados, sua embalagem pode conter impurezas e grãos danificados. Apresentam baixíssima complexidade de sabor final da bebida. A maioria das pessoas não percebe a incrível complexidade do café e de suas variedades. Muitas pessoas bebem café sem perceber os aromas sensoriais que conferem sabor e distinção à bebida. O café tradicional vendido em supermercados não só não oferece qualidade adequada, como também não proporciona o melhor sabor da bebida.

CAFÉ ESPECIAL

Para especialidades, a ABIC categoriza os cafés como cafés de alta qualidade que atendem a diversas necessidades. Como você pode ver, o café não é apenas uma bebida energética. É uma bebida complexa que exige muito conhecimento e profissionais qualificados e pode proporcionar um sabor e uma experiência únicos. Os cuidados com o café especial consistem no cultivo (variedade, tipo de solo, altitude, temperatura, clima, colheita, secagem, torra e preparo), que abrange toda a cadeia produtiva, cada etapa afetando o resultado. Os cafés especiais oferecem uma liberdade muito positiva durante a torra graças à pureza dos grãos. Os torrefadores buscam uma variedade de perfis e receitas para realçar os sabores únicos de cada grão. Os cafés especiais também são reconhecidos e certificados como sustentáveis ​​porque, além das características físicas dos grãos de café, como aroma, sabor e qualidade, também incluem considerações ambientais e sociais.

 Na classificação da Specialty Coffee Association of America (SCAA), os cafés especiais têm pontuação mínima de 80 (máximo de 100 pontos). Esta metodologia avalia atributos como cheiro/aroma, uniformidade, perfeição, doçura, sabor, acidez, corpo, finalização, harmonia e conceito final (impressão geral do café).

Ao escolher um café especial, você está escolhendo grãos 100% Arábica, puros e livres de aditivos. A cada gole, você não só escolhe entre uma combinação de diferentes sabores e aromas, mas também se conecta com as verdadeiras origens e história do café. Esta bebida não só proporciona sabor e energia, mas também representa as pessoas envolvidas em toda a cadeia produtiva, desde a fazenda até a torrefadora e até o café onde o café é colhido. Todos esses processos envolvem muitos profissionais que estão prontos para fornecer os melhores produtos com altíssimo nível de qualidade. O Café Torra 75 prioriza toda a cadeia produtiva e seu impacto em todo o contexto ambiental e na vida das pessoas envolvidas

E O QUE VOCÊ GANHA CONSUMINDO CAFÉS ESPECIAIS?

O café especial, além de possuir muito mais sabor, aroma e ter benefícios para saúde, ajuda na cadeia sustentável de produção de cafés.

Ao adquirir grãos de boa qualidade, você não está apenas adquirindo café, mas também promovendo a história e o desenvolvimento do produtor que produz os grãos que você escolheu. Também garante sua persistência produzindo sempre cafés de alta qualidade. 

Por isso, a torra 75 sempre fará o possível para encontrar produtores responsáveis ​​e sinceros para fornecer cafés especiais com diversas características sensoriais e do mais alto nível de qualidade para que seu café se torne um momento precioso.

E aí, já experimentou um verdadeiro Café Especial? Conseguiu perceber a diferença entre os sabores? Experimente os Cafés Especiais Torra 75 e deixe seu comentário em nossos produtos.

Experimente nossa linha de Cafés Especiais!

BebidaBlogCaféCafé especialDiferençaQualidadeReceita